Na manhã deste sábado (05/07), no Aterro do Flamengo, registramos o Media Training das forças de segurança que atuarão na operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante a Cúpula dos BRICS, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

Com um esquema de segurança robusto envolvendo 20 mil militares, o Brasil se prepara para receber representantes de 28 países e sete entidades internacionais, entre elas o Banco Mundial, a ONU e o Novo Banco de Desenvolvimento (Banco dos BRICS)

O treinamento teve como foco a interação das tropas com a imprensa, simulações de crises e demonstrações operacionais, reunindo tropas especializadas do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, PRF, Polícia Militar e Guarda Municipal. Em solo, foram testados protocolos de resposta NBQ (Nuclear, Biológica e Química), ações com drones e antidrone, uso de cães farejadores, blindados de transporte tático e helicópteros de apoio

A operação de segurança para o BRICS também contará com caças equipados com mísseis realizando patrulhamento aéreo sobre a cidade, além de sistemas anti-drones capazes de neutralizar possíveis ameaças no espaço aéreo. Para a mobilidade das comitivas e autoridades, rotas alternativas foram traçadas, evitando impactos no trânsito comum e reforçando o isolamento estratégico de áreas sensíveis.

Durante a atividade, fizemos imagens que documentam com precisão técnica e sensibilidade visual a magnitude do aparato montado, revelando a logística, o treinamento e o profissionalismo das forças envolvidas.

📸 Créditos Fotos: Marcio Curvello | AMC PHOTOPRESS