Corpo da artista foi velado no Theatro Municipal e levado em cortejo pelo Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil
Amigos, fãs e familiares prestaram, nesta sexta-feira (25), a última homenagem à cantora Preta Gil, em um velório público realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O velório, aberto ao público, começou às 9h e se estendeu até as 13h.



A cerimônia, marcada pela emoção e forte comoção coletiva, reuniu nomes importantes da música, da televisão e da cultura nacional, além de centenas de admiradores.





Francisco Gil, filho de Preta, permaneceu todo o tempo ao lado da mãe. Em vários momentos, o jovem se aproximou do caixão, emocionado, cercado pelo carinho dos familiares e dos amigos. A sobrinha Flor Gil, filha de Bela Gil com o ator JP Demasi, muito abalada, chegou cedo ao velório. O pai da cantora, Gilberto Gil, esteve presente e também se emocionou muito com a despedida da filha.



Visivelmente emocionado, o cantor Thiaguinho ao lado da mãe, chorou copiosamente diante do caixão da amiga. Xanddy, do grupo Harmonia do Samba, também foi às lágrimas, sendo consolado pela esposa, Carla Perez. O Cantor Péricles também compareceu, para se despedir de Preta. A atriz Regina Casé e o ator Marcelo Serrado também não conseguiram conter o choro, expressando a dor de uma perda sentida por muitos.





Entre os presentes estavam personalidades como a sambista Teresa Cristina, o jornalista Rene Silva, os cantores Péricles, Thiaguinho, Tiago Abravanel, e as atrizes Arlete Salles, Maria Zilda, Malu Mader, Claudia Abreu, Carolina Dieckmann, Taís Araújo, Alice Wegmann. Maju Coutinho, Carol Peixinho, Caio Blat, Tati Quebra Barraco, Sabrina Sato e Ivete Sangalo, entre outros. Muitos visivelmente consternados. A primeira-dama Janja Lula da Silva e a Ministra da Cultura, Margareth Menezes também compareceram.



A multidão aplaudiu e acompanhou, sob forte emoção, o caixão da cantora sendo colocado sobre um carro do Corpo de Bombeiros. Francisco Gil, o ator Otávio Müller (pai de seu filho) e o músico Carlinhos Brown ajudaram a carregar o caixão. Ao final da cerimônia, o corpo de Preta Gil foi conduzido em cortejo pelas ruas do Centro e da Zona Portuária do Rio, passando por avenidas que integram o tradicional circuito de megablocos de carnaval — trajeto que, nesta semana, recebeu o nome da artista como homenagem póstuma.

















A despedida final aconteceu no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, em uma cerimônia íntima, restrita a familiares e amigos próximos.
Preta Gil faleceu no domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, vítima de complicações causadas por um câncer no intestino. Ícone da música, da representatividade e da luta contra o preconceito, Preta deixa um legado de arte, coragem e amor que seguirá vivo na memória de todos que a admiravam.
A AMC Photopress esteve presente registrando com respeito e sensibilidade este momento marcante, reforçando o legado de afeto, arte e representatividade deixado por Preta Gil.
📬 Contato para imagens, pautas e parcerias editoriais:
📧 amcphotopress@gmail.com
📲 WhatsApp: (21) 99051-9047 | (21) 98390-6263
📷 Instagram: @amcphotopressoficial